A importância
da leitura em sala de aula para a fluência leitora
Ler por ler é atividade para se fazer na escola. Cada vez mais, professores têm valorizado as práticas de leitura em sala de aula. Atividades variadas favorecem a fluência leitora e a compreensão dos textos
Ler e reler em voz
alta ajudam a melhorar a compreensão do texto
As atividades de
leitura para fluência não se relacionam a atividades em que os alunos precisam
decorar textos. A leitura deve ser a atividade central da proposta. A
preparação da leitura dramática não deve direcionar esforços para confecção de
cenários ou figurinos, pois corre-se o risco de envolver outros aspectos que
não estão relacionados à leitura fluente. O ensaio é que deve ocupar lugar de
destaque nessa atividade, uma vez que é necessário ensaiar várias vezes para
que a apresentação atinja seu propósito. A intenção é garantir fluidez na
leitura e não avaliar a capacidade do aluno de decorar com facilidade.
Também não se trata
de dramatizações tão frequentemente utilizadas na escola. Dramatizar um texto
não requer muita preparação anterior, pode ser feita com base em qualquer
gênero e contar com improvisos. Parece assemelhar-se à encenação, mas o texto
serve apenas como referência e não é lido nem decorado.
O trabalho com
fluência leitora na escola deve ganhar um novo olhar por parte dos professores,
visando promover momentos e atividades variadas a depender da turma, da
experiência leitora e da faixa etária dos alunos. É preciso contar com
propósitos claros e objetivos definidos em variadas séries/anos.
De modo geral, as
atividades de leitura devem estar presentes em toda a escolaridade, começando
com as turmas menores, com leituras diárias e conversas sobre as leituras, em
que os alunos possam socializar suas interpretações e estabelecer relações com
outras leituras. Com os maiores, os projetos e sequências didáticas de leitura
aparecem com mais frequência, além da permanência da leitura diária feita
compartilhadamente ou pelo professor.
Trabalhar fluência
leitora na escola é o desafio proposto para ampliar a experiência dos alunos
com os textos e colaborar na compreensão do que se lê, ajudando-os a
interpretar e a argumentar a favor de seu ponto de vista. Trabalhar a
argumentação é outro ponto que precisa ser ampliado nas escolas, mas isso deve
ser tema para outro artigo.
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