domingo, 22 de setembro de 2013

A relação do leitor com a hipertextualidade digital 

O desenvolvimento de sujeitos leitores é uma das grandes preocupações da educação. Os novos processos de leitura requeridas pelo uso das novas tecnologias são inovações na área de leitura. Fazer com que as atividades docentes estejam ligadas ao uso da tecnologia, sobretudo, da Internet, já tem sido preocupação de vários pesquisadores e professores. 
Com a popularização da tecnologia da informação e da comunicação, surgem novas relações com o saber, e nesse cenário está a prática educativa. Essas relações têm sido estudadas a partir de vários posicionamentos teóricos, cada um com sua contribuição, seja ela contrária ou favoravelmente ao novo processo comunicativo. 
Não se pode mais deixar de lado a necessidade de um novo olhar para a leitura, agora para a leitura hipertextual. Lévy (1993, p. 33) propõe os elementos que compõe o hipertexto: O hipertexto é constituído por nós (os elementos de informação, parágrafos, páginas, imagens, seqüências músicas etc.) e por links entre esses nós, referências, notas, ponteiros, “botões” indicando a passagem de um nó a outro. 
Percebe-se a riqueza da leitura hipertextual, a qual propicia ao leitor trilhar seu próprio caminho de leitura, utilizando-se dos recursos disponibilizados pelo hipertexto. O leitor/navegador torna-se um agente ativo desse processo de construção do seu universo de leitura. Ele interage com o meio. No ambiente digital, o leitor circula por diversos outros ambientes, trazendo à leitura dinamicidade e consequentemente à escrita também, prática que no livro fica limitada. 
Ressalta-se a maneira como o suporte pode possibilitar novas maneiras de ler. O texto impresso traz imbuído um hábito de leitura de início, meio e fim, enquanto que o hipertexto modifica a ordem fazendo do leitor o construtor de sua leitura. Entretanto, para isso, o leitor precisa desenvolver competências para que tenha fluência em sua leitura como também em sua estratégia de navegação. A escola como gestora do conhecimento não pode estar distante dessa realidade. É fundamental que incorpore a hipertextualidade digital ao seu universo didático.

http://anacristinapb.blogspot.com.br/2011/07/relacao-do-leitor-com-hipertextualidade.html

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