domingo, 22 de setembro de 2013

Tecnologia em sala de aula 


O uso das tecnologias em salas de aula tem sido o grande desafio e a grande dificuldade dos professores há alguns anos. A dificuldade está principalmente na formação e nos modelos de educação que nós, professores, tivemos durante nosso tempo de escola. Hoje está bem diferente. Se prestarmos atenção nas atuais escolas e salas de aula, muitas delas já possuem vários tipos de tecnologia disponíveis, porém isso não significa que tais recursos sejam utilizados adequadamente. A questão é: como fazer uso de uma metodologia eficiente com o uso das tecnologias?

Os professores precisam de formação e atualização tecnológica, o que pode fazer muita diferença no processo de ensino e aprendizagem, pois permite a utilização de diferentes recursos para o planejamento das aulas e também a adaptação e o controle destes recursos para as necessidades dos alunos, ampliando as possibilidades de aquisição dos conhecimentos que não encontramos nos livros didáticos.

Esta atualização tecnológica pode ser muito positiva no sentido de melhorar a relação professor x aluno, já que os estudantes têm grande habilidade e interesse em tudo aquilo que deriva da tecnologia, o que faz com que a aprendizagem seja muito mais colaborativa e menos autoritária. Além disso, o uso de tecnologia irá proporcionar mudanças comportamentais, onde alunos mais tímidos estarão mais propícios a dar sua opinião e contribuir em grupos de discussão, redes sociais, chats e grupos de estudos integrados a outras salas, aumentando as possibilidades de que o professor conheça melhor seus alunos, já que em outras situações jamais conheceria a opinião ou saberia o domínio de um determinado assunto pela classe.

É por isso que um planejamento de aulas com o uso de tecnologia é primordial. É preciso ter objetivos claros com relação à integração destes estudantes com outros alunos e salas de aulas. Também é necessário ter em mente quais são seus objetivos com o uso de tecnologias específicas. Se o professor não souber conduzir pesquisas e conteúdos buscados na internet, os alunos podem procurar assuntos irrelevantes, ou apenas copiar e colar informações, sem critério e sem confiabilidade. O professor deve saber destacar ainda a importância da verificação do conteúdo e fontes de pesquisa e referência, pois muita coisa pode não ser útil e até mesmo acabar resultando em constrangimento caso seja constatado que o conteúdo não é verídico.

A Educação mudou e o conhecimento centrado apenas no professor passou para o aprendizado em parceria com o aluno, adaptando o plano de aulas ao tempo de aprendizagem e à forma de estudar de cada estudante, desenvolvendo habilidades necessárias para a sua colocação futura no mercado de trabalho.

Educadores comprometidos não só com o conhecimento, mas também com o crescimento pessoal e profissional de seus alunos, saberão entender que o uso da tecnologia em sala de aula não está ligado somente a novas práticas de ensino, mas também diretamente ao crescimento do estudante.


Um comentário:

  1. Achei muito esclarecedora a postagem, Josilene.

    É preciso mesmo estar aberto aos novos meios disponíveis para que a aprendizagem acompanhe os novos tempos.

    Abç!

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